terça-feira, 26 de junho de 2012

HATEOAS, REST e Microsoft

Algumas definições antes de começar o texto:

HATEOAS - Hypermedia As The Engine Of Application State
REST - Representational state transfer

Vamos aos comentários, não basta criar uma URI bonitinha e utilizar os verbos do HTTP para ter REST. Também não estou falando que se você está utilizando URI bonitinha e os verbos do HTTP mas não está usando REST está fazendo tudo errado. Não mesmo. Só não está utilizando o estilo arquitetural REST.
Diga-se de passagem já existe um movimento para interrompermos o uso da sigla REST você pode ler mais sobre isso no blog do Steve Klabnik mais especificamente neste link REST is over. Ainda no blog do Steve Klabnik recomendo o post A Hypermedia API Reading List Ele faz uma lista dos livros que ele recomenda sobre o assunto e os que ele não recomenda, passsa por links que ele recomenda e eu indicarei um deles muitíssimo interessante, velho mas ainda não perdeu o seu valor How I Explained REST to My Wife e uma versão em português aqui.
Ainda nesse caminho, um post que me chamou a atenção foi a Microsoft tornando mais simples a construção de WEB APIs com o MVC 4. No post do Scott Guthrie ASP.NET Web API(Part 1) podemos ver isso, ainda não tenho certeza se está sendo feito da maneira "correta", mas a tendência é que num futuro não muito distante as Hypermedia APIs consigam ser o carro chefe da integração entre sistemas. Só não me falem por favor que substituirão os WEB Services com SOAP, meu amigo, os arquivos texto existem aos quilos por aí. E por AQUI então? (Arquivo é mato!) Nem comento.

No site ASP.NET Web API:
“ASP.NET Web API is an ideal platform for building RESTful applications on the .NET Framework.”
Melhor fazer uma observação para evitar tochas e pichações desnecessárias, quando na citação extraída do site temos a palavra “ideal” o site está fazendo referência ao mundo Microsoft .Net.
WEB APIs não são novidade, Twitter e Facebook por exemplo usam isso o tempo todo. É um mundo gigante a ser explorado, pensado e pesquisado.

Seja Feliz

Nenhum comentário:

Postar um comentário