sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Minha bandeira é mais bonita que a sua...

Sempre vejo este tipo de discussão. Devo realmente gastar meu tempo com Ruby On Rails? Django e Python?  .net MVC? IOS ou Android? Pô não seria melhor estudar o Titanium e matar os dois de uma vez? Estudar J2ME? Não morreu?

Para quem está sem tempo de ler minha conversa vai uma resposta rápida:
-Estude/Leia sobre tudo! Se estiver sem tempo pare de ver televisão.
Dica pra quem sabe da minha empreitada:
-Não invente de construir uma casa do zero. Não vai sobrar tempo pra quase nada!

Agora vamos para uma conversa um pouco mais elaborada mas sem muita frescura:

Se você programa em Ruby e utiliza o Rails ótimo! Show de bola tá na crista da onda! Apesar de que vai ficar esbarrando com o node.JS lá na crista. :D Obviamente se for mais para o lado Microsoft o topo da crista para o desenvolvimento web seria o Asp.Net MVC. Como trabalho a mais anos com tecnologias Microsoft participei muito tempo de comunidades e pude observar que não é comum a comunidade Microsoft se interessar por outras tecnologias. Obviamente temos exceções. Mas quando se trata do "gado" o interesse é básico e mesmo assim apenas por Microsoft. Já pude observar que extremistas de várias linguagens  por exemplo JAVA também se comportam assim. Ex.: Se não roda na JVM é lixo! Em um determinado evento que fui um dev que lá estava criticou uma turma de desenvolvedores COBOL, dizendo que o Java era muito melhor pois era Free. E ele não estava em tom de brincadeira.

Pense em sua integridade física e mental e responda: Vale a pena entrar em discussão com um ser iluminado desses? Não consegue perceber que existem inúmeras variáveis por trás de uma decisão de desenvolver algo em uma nova linguagem e/ou manter o atual cenário. Estou falando de tecnologia, conhecimentos das pessoas envolvidas e até mesmo política.

Vou parafrasear uma frase ótima do Phillip Calçado neste podcast:
"Todos que conheço que programam em mais de uma linguagem, programam melhor em todas elas."

Nenhum comentário:

Postar um comentário