domingo, 3 de julho de 2011

Caixa de Entrada Zero / Inbox Zero

Francamente, não sei como vivi até poucos meses ignorando essa técnica tão simples... Mas sempre que ouvia alguém comentar no twitter: ”Pronto! Inbox zerado!” Eu pensava: “Como esse doidivanas consegue deletar os e-mails! Maluco!” Mas veja como é simples.
Inbox Zero/Caixa de Entrada Zero trata-se apenas da escolha de lugares melhores para os e-mails. Nesta abordagem a Caixa de Entrada é como o próprio nome sugere, a entrada. Depois de ler você obrigatoriamente muda o e-mail de lugar.

Vou explicando logo do que se trata, veja:
Passos rápidos pra entrar na onda Inbox Zero imediatamente:

Passo 1

Pra começar crie 3 pastas
-Agir
-Aguardando
-Arquivo

Passo 2

Mova absolutamente todos os e-mails que já foram resolvidos/lidos e não tem mais nada pra fazer com eles e ainda estão na sua Caixa de Entrada/Inbox para a pasta Arquivo.
Dica: Comece dos mais velhos para os mais novos, é psicologicamente melhor.
Você já está 50% Ok. Vamos entender pra que serve as outras duas pastas.

Passo 3

Dia-a-dia

Este você fará com todos os e-mails daqui em diante, com os que sobraram no Inbox e com os que chegarão.
Leia o e-mail responda a pergunta e execute a ação:

-Consegue resolver em 2 minutos?

Sim: Se consegue, resolva e depois delete ou mova para a pasta Arquivo.
Não: Se não consegue resolver em 2 minutos mova para a pasta Agir.

-Trata-se de um assunto que não depende de você?

No caso de não depender de você e você julga que deverá acompanhar o caso, ou por ter delegado à outra pessoa ou qualquer coisa do tipo. Encaminhe/Responda o e-mail e depois disso mova-o para a pasta Aguardando.
Repare que talvez seja necessário mover para a pasta Agir até que tenha tempo de elaborar uma resposta ou instruções para encaminhar para outra pessoa e só então mover para a pasta Aguardando.

Concluindo

Agora toda vez que receber um e-mail faça esse procedimento, mas faça mesmo! Obviamente de tempos em tempos terá de passar pelas pastas Agir e Aguardando e fazer jus ao título de “Ser-organizado” que acaba de ganhar.  Verá que tudo ficará mais organizado mesmo sabendo que tem milhares de e-mails na pasta Arquivo. Você sabe também que lá estão coisas que você não deve se preocupar agora. E o que realmente importa, ou chegou e não foi analisado, ou você está esperando a resposta de alguém ou está em Agir aguardando você.

Um comentário:

  1. Ótima dica, achei bem interessante, vou tentar me organizar melhor com estas ideias.

    ResponderExcluir